segunda-feira, 26 de julho de 2010

ROMA E OS CONFLITOS SOCIAIS

ROMA E OS CONFLITOS SOCIAIS

O expansionismo romano provocou uma profunda crise na República trazendo conseqüências desastrosas. Essa crise na sociedade romana foi devido às transformações sociais, econômicas e políticas. Acarretando intensificados conflitos internos pelo controle e distribuição dos benefícios. Vários fatores contribuíram para a eclosão dos conflitos, mas talvez o principal tivesse sido a acumulação de poder e riqueza (terra) pela aristocracia romana e a pauperização dos camponeses e o descontentamento dos escravos (esses em grandes números).
O que vamos verificar é que uma série de fatores interligados também contribuiu para essas transformações e para a ocorrência dos conflitos como: A ruína dos camponeses (principalmente o pequeno camponês),que durante um longo período de guerra foi obrigado a deixar seus campos improdutivos , sendo muitas vezes ocupado pelos grandes proprietários de terra.A concentração de terra nas mãos da aristocracia e o aumento do desemprego causado pelo aproveitamento dos prisioneiros de guerras como escravos levou os camponeses ao êxodo rural.
Esses camponeses acabaram sendo forçados a migrar para as cidades particularmente para Roma, Passando a viver em torno desta com o pão e circo fornecido pelo Estado.
Podemos ainda mencionar o conflito mediante a terra, principalmente aquelas que formavam o ager publicus, o domínio público do Estado. Muitas dessas terras o Estado deu o direito ao uso a possessores sendo, entretanto revogável. Porém esses possessores compostos de ricos proprietários foram incorporando as terras públicas fazendo passar por terra privada. Quando o Estado tentou recuperar essas terras que deixou sem um controle adequado nas mãos dos possessores houve a eclosão do conflito. Pois estes apesar de não possuir o titulo da propriedade já se considerava o proprietário devido aos anos de ocupação.


AS TENTATIVAS DE REFORMAS DOS IRMÃOS GRACOS

Com o intento de superar a crise geral pela qual passava a república romana, alguns setores mobilizaram-se em busca de reformas. A sociedade dividui-se em dois blocos antagônicos. De um lado o povo e seus lideres que reivindicaram reformas sociais urgentes. De outro lado os grandes proprietários rurais.
Para atender ao interesse do povo, Tibério Graco, eleito em 133 ac para o cargo de tribuno da plebe, propôs uma lei pela qual quem possuísse mais de 310 acres de terra deveria doar o excedente ao estado para que este distribuísse em forma de arrendamento aos romanos empobrecidos.
Com a aprovação da lei, os grandes proprietários ficaram insatisfeitos, e se opuseram á sua aplicação, a oposição á reforma agrária era formada pelo numeroso grupo dos que ocupava o ager publicus ilegalmente. Numa armação feita pelos inimigos, Tibério foi assassinado com inúmeros partidários.
Tempos mais tarde o projeto de reforma agrária foi retomado, pelo tribuno Caio Graco (irmão de Tibério Graco) que conseguiu o apoio dos cavaleiros para a aprovação de uma lei que aumentava o direito de participação dos representantes da plebe na administração do Estado. Além disso, o tribuno conseguiu a aprovação da lei frumentária.Essa lei consistia: obrigar o Estado a vender trigo a preços baixos para a população pobre, vindo favorecer exclusivamente aqueles que residissem em Roma.Muito se questionou sobre a aliança ente Caio e os cavaleiros, os foram concedidos vários privilégios.
Caio queria quebrar o domínio do governo pela aristocracia senatorial, ele procurou articular a força potencialmente hostil ao senado e que podiam ser valiosos aliados: a plebe urbana, os cavaleiros e os aliados itálicos.
Assim como ocorreu com seu irmão, as propostas de Caio Graco esbarraram também na oposição dos grandes proprietários rurais. O choque entre os partidários e o senado culminara com o suicídio de Caio perseguição e condenação a morte de centenas de seguidores.
Fracassada as reformas sociais dos irmãos Graco, a política, a economia romana entra num período de grande instabilidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ficou entendido que a terra era sinônimo de prestigio social, a fonte principal de todo o bem material e moral. E que o Estado romano através das conquistas de expansão passou a dispor de um vasto domínio territorial. Contudo o processo de expansão beneficiou acima de tudo as camadas mais ricas que abarcou grandes extensões de terra, ou seja, podemos concluir que houve uma tendência a concentração de terra. A maioria da população (a plebe) ficou excluída dos privilégios, principalmente com referencia a ocupação e exploração da terra.
Uma distribuição mais eqüitativa foi quase sempre resultado de uma intensa pressão popular, seja na luta pela repartição dos territórios conquistados, seja pela utilização do Estado como agente redistribuidor.

7- REFERÊNCIAS

BLOCH, Leon.Lutas Sociais na Roma Antiga. Lisboa: Europa-América. 1991..
CORASSIN, Maria Luiza.A Reforma Agrária na Roma Antiga.São Paulo: brasiliense
FINLEY, Senhores Camponeses In: A economia Antiga,Lisboa, Afrontamento,1988.

4 comentários:

  1. A grandiosidade de Roma é um tema bem amplo,para qualquer lugar em que se olha tem muita coisa para falar ainda mais de conflitos que é o que não faltava no período citado as intrigas reinava por toda a parte, chegar ao poder era a meta não importando os caminhos por mais tortuosos que fossem usados.

    ResponderExcluir
  2. Essa grande crise vivida em romana, pode ser analisada por vários fatores, mas penso que o principal deles foi o abandono dos camponeses nas suas atividades e ir em busca de novos sonhos na cidade.Com a grande desilusão vinda dos proprietários de terra que cada vez mais abusava do poder, tomando deles além das terras a sua dignidade de viver e ter uma vida mais equilibrada.

    ResponderExcluir
  3. o Imperio romano foi grandioso, assim como os conflitos sociais que se deu devido a má distribuição dos terras e consequentimente do poder que ficava nas mãos das aristrocacias.
    Falar de Roma é sempre bom tem muitos campos a serem estudados, gostei muito do seu texto.

    ResponderExcluir
  4. A antiguidade é um tema muito prazeroso de se estudar, seu texto esta muito bom e nos mostra que os conflitos que prcorreram o todo Império romano.

    ResponderExcluir